.

sábado, 27 de dezembro de 2014

O ciúme literalmente doentio de uma mulher


1415696176612_Image_galleryImage_EDITORIAL_USE_ONLY_NO_MER


Uma mulher que força seu noivo a fazer um teste de detector de mentiras para provar que ele tem sido fiel a ela cada vez que ele volta para casa, se casou com ele. Debbie Wood, de 43 anos, estava com tanto medo de que seu namorado – agora marido Steve Wood, de 31 anos – a traísse, que ela checava seus e-mails, contas e extratos bancários e seu celular para ter certeza de sua fidelidade.
Mas agora ela colocou seus medos de lado e se casou com Steve, em uma cerimônia de Halloween. Pouco antes de dizerem “sim”, o Sr. Wood expressou seu entusiasmo sobre o grande dia do casal em sua página no Facebook. Ele escreveu: “Então…na próxima vez que eu postar algo aqui, eu o farei como um homem casado…quem diria, hein? Obrigado a todos que estiveram comigo até agora nessa jornada (são muitos para mencionar) e obrigado à mulher incrível que em apenas duas horas a partir de agora vai ser minha esposa…te amo, baby, e agradeço a você”.
1415702345045_wps_25_Labelled_the_most_jealous
Debbie, que mudou seu sobrenome para o de Steve, fez manchetes no ano passado depois que ela foi diagnosticada com uma doença rara, a Síndrome de Otelo, que provoca um profundo e delirante ciúme. Ela até o proibiu de assistir mulheres na televisão ou olhar para fotos delas em revistas.
“Eu acho que ele é lindo, mas essa não é a questão – é sobre poder ou não confiar nele para não olhar para outras mulheres enquanto ele está fora de casa, sozinho”, disse a noiva. “Eu não quero que ele pense que elas são bonitas. Se você está em um relacionamento e você está feliz com o seu parceiro, você só deve ter olhos para essa pessoa.”
O casal começou a namorar em 2011, depois de se conhecerem através de um amigo. Debbie tinha passado 10 anos vivendo nos EUA, mas mudou-se de volta para a Grã-Bretanha há quatro anos, depois de ter se frustrado com um relacionamento que não deu certo. Ela estava tão desolada, que jurou nunca mais entrar em outro relacionamento – e especialistas acreditam que este trauma emocional desencadeou a doença.
1415695508654_wps_3_Debbi_has_installed_child
A esposa de Steve, que também sofre de transtorno bipolar e transtorno dismórfico corporal, acrescentou que seu ciúme piorou quando o par passou a morar junto. Naquela época, ela tentava acompanhar cada movimento dele. Debbie instalou filtros em seu laptop e celular para proibi-lo de ter acesso a pornografia e o proibiu de assistir a todos os programas de televisão com mulheres, até mesmo programas como novelas.
“Uma noite, um anúncio de depilação feminina apareceu na televisão e me senti em pânico pensando que Steve estava de olho na modelo que aparecia na tela”, disse ela. “A única coisa que poderia colocar minha mente em repouso foi proibindo-o de assistir a todos os programas que tem mulheres. Mas e quando ele está longe de mim? Por isso, eu decidi comprar o detector de mentiras. Era a minha única maneira de saber com certeza se Steve falava a verdade. Em geral, ele é muito verdadeiro, mas eu já o peguei deitado algumas vezes olhando para outras mulheres.”
1415695885265_wps_16_Debbi_has_installed_child
Debbie foi diagnosticada com Síndrome de Otelo em setembro do ano passado, em um nível tão avançado que ela se privava de sair de casa. Foram prescritas medicações para ansiedade a ela, que também entrou na terapia para lidar com seus problemas, com a esperança de se casar com o Steve depois de seu tratamento.
O nome da doença é derivado da peça de William Shakespeare, em que o personagem Othello assassina sua esposa Desdêmona ao suspeitar de infidelidade. Pesquisas sugerem que cerca de 15% das pessoas que sofrem dessa síndrome têm sido violentas para com os seus parceiros, incluindo um homem de 63 anos de idade, Robert Mercati, que matou sua esposa Margaret em casa no início deste ano, depois de ser diagnosticado com a doença.
1415695882072_wps_15_Debbi_has_installed_child
Debbie disse: “Meu ciúme é tanto que às vezes eu arremesso e quebro coisas por toda a sala. Eu fiz Steve passar por maus bocados, mas ele ficou ao meu lado durante todos os momentos, então eu sei que ele é o homem certo para mim. Eu acho que muitas mulheres por aí devem estar sofrendo da mesma condição que eu e apenas não percebem isso. Eu também acho que parte desse ciúme se deve à pressão social de que eu devo ser de uma determinada maneira – magricela com cabelos loiros e peitos grandes. Tenho sorte de meu parceiro ser tão compreensivo – para outras mulheres, talvez o caso seja pior.”
Steve admitiu que a vida com sua parceira pode ser difícil – mas insistiu que vale a pena. Ele disse: “Às vezes, eu fico nervoso e os resultados do teste do detector de mentiras são inconclusivos, porque o meu coração está batendo rápido, o que faz com que Debbie duvide de mim. Eu só tenho que lhe dizer que eu não estou a enganando e rezar para que ela acredite em mim.”
1415695784972_Image_galleryImage_Debbi_has_installed_child
“Eu estou disposto a lidar com isso, porque eu sei que somos almas gêmeas. Ela é tão especial para mim e um pouco de ciúme aqui e ali não vai mudar isso.”