.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Como criar arquivos PDF?


Quando se trata de arquivos de texto, todos sabem que o formato em PDF é o mais utilizado atualmente. Isto porquê o mesmo, é um tipo de arquivo em que não se permite fazer edições, preservando o conteúdo original do autor. A grande vantagem disso é que você poderá compartilhar seus textos com terceiros, seguro de que não houve nenhuma alteração.
Outras vantagens nos arquivos de texto em PDF é que eles são compatíveis com a maioria dos sistemas operacionais e preserva a formatação do documento. Por isso, se você deseja aprender a criar seus próprios arquivos em PDF, acompanhe a seguir o passo a passo, utilizando a ferramenta PDF Creator

1 - Download e instalação

PDF Creator é um dos melhores e mais conhecidos softwares para a criação deste e também de outros formatos de arquivos de texto populares. Você poderá baixa-lo aqui mesmo no Zigg, clicando aqui. A instalação é simples e rápida, como a maioria dos programas comuns. 
Lembrando que juntamente com o PDF Creator haverá também o programa PDF Architect. Trata-se de um prático leitor de PDF que será útil, caso você não tenha um leitor para esse tipo de arquivo e não quer instalar um programa pesado como o Adobe Reader.  

2 - Crie o texto

Como o PDF Creator cria os arquivos através de outros programas, você terá que, primeiro criar o texto no seu editor comum de texto como o Microsoft Word ou Bloco de Notas, e só então convertê-lo para um arquivo PDF

3 - Criando o PDF

Após ter criado o texto e salvo em seu computador, abra o PDF Creator e na opção 'Documento', clique em 'Adicionar':
Em seguida, na janela do Windows Explorer que se abrir, selecione em 'Tipo de arquivo', a opção 'Todos os arquivos'. Procure o texto salvo e clique duas vezes sobre ele para adicioná-lo ao programa:
Ao adicionar o texto no programa, uma pequena janela será aberta para você adicionar alguns detalhes do arquivo como título, nome do autor, data de criação e se deseja abrir o arquivo de saída após salvar ou abrir o leitor PDF Architect. Após isso, clique em Salvar e escolha uma pasta de saída. Prontinho, seu arquivo em PDF está criado e pronto para ser compartilhado.